Lista de Propriedades WAI-ARIA

Este tópico apresenta uma lista de propriedades WAI-ARIA que são usadas nos exemplos fornecidos neste website.

Para consultar a lista completa de estados e propriedades WAI-ARIA acesse: Taxonomy of WAI-ARIA States and Properties.

Tabela 1. Lista de propriedades WAI-ARIA.
Propriedade Uso Valores possíveis
aria-activedescendant Identifica o atual descendente ativo de um elemento do tipo widget composto (por exemplo, tree e group). Dessa forma é possível saber qual será o elemento a receber o foco. Um id de elemento.
aria-atomic Determina se uma TA deve apresentar todo o conteúdo ou somente a parte atualizada de uma região viva. true, false
aria-controls Elemento ou lista de elementos que o elemento com esta propriedade controla. Um ou mais id’s de elementos.
aria-describedat Identifica uma URI que contém conteúdo que explica o elemento com esta propriedade. Uma URI.
aria-describedby Identifica um ou mais elementos que explicam o elemento com esta propriedade. Um ou mais id's de elementos.
aria-dropeffect Identifica que funções podem ser executadas quando um elemento arrastado é solto. Um ou mais dos valores: copy (uma duplicata do elemento arrastado será adicionada onde o elemento foi solto), execute (uma função será executada), link (uma referência ou atalho para o elemento arrastado será criada onde ele foi solto), move (o elemento será removido de sua origem e ele será criado onde foi solto), none (padrão) (nenhuma ação será executada, geralmente usado para indicar cancelamento), popup (será apresentado um menu ou diálogo para que o usuário escolha um dos valores anteriores).
aria-flowto Identifica o(s) próximo(s) elemento(s) da sequência de leitura. Usado para sobrescrever a ordem de leitura do documento. Quando mais de um elemento é informado a TA deve apresentar a lista de opções ao usuário. Um ou mais id's de elementos.
aria-haspopup Indica que um elemento tem um menu popup ou submenu. true, false
aria-label Define uma cadeia de caracteres para descrever o elemento. Uma cadeia e caracteres.
aria-labeledby Identifica um ou mais elementos que descrevem o elemento com esta propriedade. Um ou mais id's de elementos.
aria-level Identifica o nível hierárquico de um elemento dentro de uma estrutura. Útil para árvores, cabeçalhos, listas com diversos níveis, etc. Um número inteiro.
aria-live Indica que um elemento será atualizado e como os tipos de atualização serão notificados, em graus de importância. assertive (alta prioridade, a atualização será informada imediatamente), off (padrão) (atualizações não serão notificadas, a menos que o usuário esteja com foco no elemento), polite (prioridade média, a atualização será informada quando for adequado, sem interromper a atividade atual do usuário).
aria-multiselectable Indica se o usuário pode selecionar mais de um item entre os itens descendentes selecionáveis. Esta propriedade deve ser usada em conjunto com o estado aria-selected. true, false (padrão)
aria-required Indica se o usuário deve obrigatoriamente informar o dado de um elemento input que contém esta propriedade. true (é obrigatório), false (padrão)
aria-orientation Indica se a orientação de um elemento é horizontal, vertical ou indefinida. horizontal, undefined (padrão), vertical
aria-owns Identifica um ou mais elementos que serão considerados "filhos" do elemento com esta propriedade, com a finalidade de se construir uma estrutura hierárquica. É usado somente quando o DOM não é capaz de representar esta relação. Um ou mais id's de elementos.
aria-posinset Indica o número ou posição corrente de um elemento na lista de itens. Não é necessário se todos os elementos estiverem no momento na estrutura do documento, mas é necessário para listas onde atualmente somente parte dos itens estejam na estrutura. Usado em conjunto com o estado aria-setsize. Um número inteiro.
aria-relevant Determina quais notificações em uma região viva serão apresentadas pela TA. additions (elementos adicionados serão notificados), additions text (elementos e textos adicionados serão notificados), all (elementos, remoções e textos adicionados serão notificados), removals (elementos e textos removidos serão notificados), text (textos adicionados serão notificados)
aria-setsize Define o número corrente de itens em uma lista. Não é necessário se todos os elementos estiverem no momento na estrutura do documento. Um número inteiro.