Como testar o seu código

A adição da marcação WAI-ARIA não implica em alterações visuais. Assim, testar RIA por observação pode ser frustante. No entanto, há algumas técnicas que podem ser utilizadas.

O uso de uma ou mais TA. Você pode usar uma TA que dependa da marcação WAI-ARIA para apresentar o conteúdo de uma RIA como, por exemplo, um leitor de telas. Os sistemas operacionais atualmente oferecem, em sua maioria, um leitor de tela nativo, como é o caso do Narrador, para o Windows, o VoiceOver, para o MacOS e o Orca para distribuições Linux. Uma alternativa gratuita para Windows é o NVDA. Existem diversas soluções comerciais de leitores de tela que oferecem versões limitadas, mas gratuitas para testes, como o JAWS.

Uma dica interessante em relação ao uso de leitores de tela é que o uso prolongado pode ser lento e cansativo. Uma alternativa é habilitar a saída textual dos texto que seria pronunciado pelo sintetizador de voz. Dessa maneira é possível analisar o conteúdo sem a necessidade de ficar ouvindo a leitura repetidas vezes. Em geral o leitores de tela oferecem esse recurso. Por exemplo, no NVDA, basta selecionar o menu Ferramentas e depois habilitar a opção Exibidor de fala.

Outra estratégia é usar um software para emulação de leitores de telas, como Fangs, disponível para o navegador Mozilla Firefox.

Não se esqueça que, antes de verificar se a TA está apresentando o seu conteúdo corretamente, é altamente indicado que você verifique se o seu código atende aos padrões de linguagem de marcação, folhas de estilo e scripts. Para isso você pode usar as ferramentas:

Há diversas outras ferramentas para avaliação de acessibilidade como: AChecker e o WAVE. Uma lista mais de opções pode ser encontrada no website da W3C.

Todas essas ferramentas, apesar de trazerem muitos benefícios a quem produz RIA, não deve ser vistas como substitutas das avaliações com pessoas com deficiência. As técnicas tem seus melhores resultados quando usadas em conjunto.