As Tecnologias Assistivas

As tecnologias que são usadas para apoiar as pessoas com deficiência, de maneira a reduzir as barreiras de acesso dos ambientes e objetos contidos neles, são chamadas tecnologias assistivas. Pessoas com diferentes deficiências necessitam de tecnologias diferentes para perceber e navegar pelos conteúdos dos websites. Por exemplo:

  • Ampliadores e leitores de telas e linhas braille para pessoas com deficiência visual;
  • Avatares ou vídeos em língua de sinais para pessoas surdas;
  • Espaçamento entre palavras, contraste entre cores de texto e de fundo para pessoas com dislexia;
  • Mouses adaptados para pessoas com deficiência motoras;
  • Apontadores de cabeça para pessoas tetraplégicas.

Outras tecnologias que aprimoram a interação de pessoas com tecnologias computacionais também tem o potencial de promover a acessibilidade como, por exemplo, as interfaces cérebro-máquina, as interface hápticas, as interfaces adaptáveis, as interfaces vestíveis e os ambientes imersivos.

Obviamente há de se preocupar com as questões econômicas relacionadas à essas tecnologias. Pois, segundo dados do IBGE de 2010, 46,4% das pessoas com deficiência empregadas ganhavam, no máximo, um salário mínimo. Mas, mais alarmante que o rendimento é a taxa de desemprego. Segundo dados da RAIS 2010, somente 325,4 mil dos, aproximadamente, 45 milhões de brasileiros e brasileiras com deficiência estavam empregados em 2010 (0,7% do total de empregados do país).

Referências

IBGE. Censo 2010.

Secretaria de Direitos Humanos. Pessoas com deficiência.