Estrutura de documentos

Os papeis WAI-ARIA destinados a melhorar a semântica da estrutura de documentos web provêem recursos para que as TAs apresentem conteúdo de maneira mais clara. Exemplos de papeis desta categoria são: article (uma parte de uma página ou documento que presenta um conteúdo independente, por exemplo, um post de um fórum e uma notícia de jornal), heading (o cabeçalho/título de uma seção em uma página), list (o agrupamento de uma lista de itens não interativos), presentation (um elemento cujo significado não será informado pela TA, pois é destinado somente a aprimorar a apresentação visual) e toolbar (uma coleção de botões e controles frequentemente utilizado e que são apresentados de uma maneira visual compacta). A lista completa de papeis desta categoria pode ser encontrada em: Document Structure.

Se considerarmos a linguagem de marcação HTML 5 podemos notar que muitos dos papeis desta categoria já são suportados nativamente. Dessa maneira, sempre que possível, deve se prezar pela utilização dos elementos da linguagem de marcação. No entanto, o WAI-ARIA não está restrito à versão 5 do HTML e, potencialmente, nem mesmo ao HTML. Assim, é importante que, sempre que necessário, um aplicação apresente a estrutura do conteúdo por meio da adição de papeis, propriedades e estados do WAI-ARIA.

Para saber um pouco mais sobre a relação do WAI-ARIA com os elementos HTML5 consulte: HTML5 and the myth of WAI-ARIA redundance.