Seminários de Pesquisa do DAINF

De Wiki DAINF

Tabela de conteúdo

Descrição

Ciclo de apresentações de temas de pesquisa no DAINF.

Programação

Segundo semestre de 2010

08/12/2010 (quarta-feira - 14h00 - Maria Claudia Emer (DAINF-UTFPR) e Marilia Amaral (DAINF-UTFPR)

Em 08/12/2010 teremos duas palestras dos Seminários de Pesquisa do DAINF no Mini-Auditório da UTFPR Campus Curitiba.

Das 14h00 às 14h50
  • Título: Acessibilidade em Informática na Educação
  • Resumo: A abrangência universal dos direitos humanos sem discriminação garante a participação de pessoas com diferentes perfis e necessidades em atividades que envolvem o uso de produtos, serviços e informação. Os conceitos envolvidos na inclusão destas pessoas em todos os meios, o respeito as suas diferenças e reconhecimento de suas capacidades em múltiplas dimensões, são temas relativos a acessibilidade. A Informática na Educação também deve considerar tais aspectos para incluir cada vez mais usuários. Propostas para se implementar tais elementos são consideradas como alternativas à comunidade acadêmica e em geral. Os resultados obtidos com estas propostas também serão apresentados.
  • Mini-CV: Marília A. Amaral possui doutorado no Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (2008), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Londrina (1997). Atualmente é professora e pesquisadora na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias em educação a distância, sistemas adaptativos, informática na educação, modelagem de conhecimento e desenvolvimento de sistemas web. E-mail: marilia (@) dainf.ct.utfpr.edu.br. CV lattes: http://lattes.cnpq.br/9319101798473279
Das 15h00 às 15h50
  • Título: Análise de Instâncias de Dados Alternativas
  • Resumo: Dados são manipulados em várias aplicações de software envolvendo operações críticas. Nessas aplicações a qualidade dos dados manipulados é fundamental. Esquemas de dados definem a estrutura lógica e os relacionamentos entre os dados. O teste de esquemas por meio de abordagens de teste específicas é uma forma pouco explorada de assegurar a qualidade de dados definidos por esquemas. Neste seminário será apresentada uma proposta de abordagem de teste baseada em classes de defeitos comumente identificados em esquemas de dados. Essa abordagem é denominada Análise de Instâncias de Dados Alternativas porque gera automaticamente um conjunto de teste que contém instâncias de dados e consultas a essas instâncias. Resultados de experimentos realizados para ilustrar a aplicação da abordagem de teste e trabalhos futuros serão apresentados.
  • Mini-CV: Maria Claudia F. P. Emer possui doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2007), mestrado em Informática pela Universidade Federal do Paraná (2002), graduação em Informática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1997), graduação em Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1994). Atualmente é professora adjunta da Universidade Tecnológica Federal do Paraná no Departamento Acadêmico de Informática (DAINF). Sua área de interesse é Engenharia de Software, atuando principalmente em teste de software. Email: mclaudia (@) dainf.ct.utfpr.edu.br.



03/11/2010 (quarta-feira) - 10:30 - "Uso de Partial Least Squares para Detecção de Humanos e Reconhecimento de Faces" - William Robson Schwartz




14/10/2010 (quinta-feira) - 10:00 - "Diagnóstico de falhas em sistemas a eventos discretos e aplicações" - Ricardo Lüders (DAINF)

  • Local: Mini-Auditório da UTFPR Campus Curitiba
  • Resumo: Sistemas a eventos discretos podem ser descritos por um espaço de estados discreto cuja transição de estados é causada pela ocorrência de eventos assíncronos, sendo denominados sistemas dirigidos a eventos ou "event-driven systems". Existem várias metodologias de modelagem, análise e controle destes sistemas, as quais utilizam geralmente um modelo de transição de estados temporizado ou não. Dentre as mais conhecidas estão as redes de Petri, autômatos de estados finitos, simulação de eventos discretos e teoria de filas. Esta palestra aborda o problema de diagnóstico de falhas em sistemas a eventos discretos descritos por autômatos de estados finitos. Este problema tem por objetivo detectar a ocorrência de um evento de falha não observável a partir de uma sequência de eventos observáveis. Algumas aplicações no contexto do diagnóstico de falhas, assim como de sistemas a eventos discretos em geral, serão também abordadas.
  • Mini-CV: Ricardo Lüders é professor associado do DAINF desde 1997 e atua no Programa de Pós-Graduação CPGEI da UTFPR desde 2002, ambos em Curitiba. Possui graduação, mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica pela Unicamp e pós-doutorado na University of Michigan em Ann Arbor, na área de controle supervisório e sistemas híbridos. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica e de Computação, com ênfase em Sistemas a Eventos Discretos, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa operacional, álgebra max-plus, redes de Petri e sistemas híbridos.


  • Marília Amaral e Maria Claudia Emer (data a definir)

Segundo semestre de 2009

28/10/2009 (quarta-feira) - 16:00 - "Suporte a Contadores de Performance no Linux" - Arnaldo Carvalho de Melo (Red Hat, Brazil)

Local: Mini-auditório da UTFPR Campus Curitiba.

Resumo: Processadores modernos possuem hardware dedicado à contagem de eventos associados a performance, registradores especiais que permitem identificar áreas a serem otimizadas. Desenvolvimentos recentes no kernel Linux exploram estas características, resolvendo problemas em encontrados em tentativas anteriores, como no caso do OProfile. A interface desenvolvida para expor tais funcionalidades e as ferramentas associadas serão descritas e demonstradas.

Mini-CV: Fundador da Conectiva. Mantenedor de protocolos legados. Autor da primeira implementação do protocolo DCCP/IP. Curioso sobre como estruturas de dados são distribuídas sobre cachelines. Criador de ferramentas genéricas de baixo nível e para sistemas de tempo real. Atualmente tentando combinar estes tópicos de sua casa em Curitiba.

Observações adicionais: A Conectiva foi por algum tempo a principal empresa brasileira de Linux. Sua distribuição Linux era a principal da América Latina e foi bastante usada. A empresa foi referência em software livre no Brasil, tendo sido assunto de várias revistas especializadas, como Info e Exame. A sede da Conectiva ficava em Curitiba. Ela foi adquirida pela francesa Mandrake por 2,3 milhões de dólares em 2005 e transformou-se na Mandriva. Além de ter sido um dos fundadores da Conectiva, Arnaldo foi CTO (Chief Technology Officer) da Conectiva.

Esta palestra foi apresentada (como palestra convidada) no VI Workshop de Sistemas Operacionais (WSO'2009) (ver http://www.lisha.ufsc.br/wso/wso2009/program.html) e (como palestra proposta e aceita) na Linux Plumbers Conference (http://linuxplumbersconf.org/2009/program/), uma importante conferência de desenvolvedores Linux da qual participou o criador do Linux, Linus Torvalds e na Latinoware 2009.


Primeiro semestre de 2009

23/06/2009 (terça-feira) - 10:20 - "Transformações de imagens baseadas em morfologia matemática e aplicações" - Profa. Leyza Dorini

Local: Mini-auditório da UTFPR Campus Curitiba.

Mini-CV: Leyza Baldo Dorini é professora adjunta do Departamento Acadêmico de Informática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Possui mestrado em Ciência da Computação pelo Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, tendo como foco neste período a pesquisa na área de visão computacional. Durante o doutorado, realizado neste mesmo instituto, realizou período sanduíche na University of Wyoming, EUA. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Processamento Gráfico, atuando principalmente nos seguintes temas: análise multi-escala de imagens, morfologia matemática, extração automática e rastreamento de características, filtragem e segmentação de imagens e reconhecimento de padrões.

22/04/2009 (quarta-feira) - 10:30 - "KEMS - Um provador de teoremas multi-estratégia" - Prof. Adolfo Neto

Local: Mini-auditório da UTFPR Campus Curitiba.

Resumo: O KEMS (http://www.dainf.ct.utfpr.edu.br/~adolfo/KEMS) é um provador de teoremas multi-estratégia baseado no método KE. O sistema KE é um método de tablôs que foi apresentado como uma melhoria, no sentido da eficiência computacional, em relação ao método dos Tablôs Analíticos. Um provador de teoremas multi-estratrégia é um provador de teoremas no qual podemos variar a estratégia sem modificar o núcleo da implementação. Um provador de teoremas multi-estratégia pode ser utilizado com três propósitos: educacional, exploratório e adaptativo. Para fins educacionais, o KEMS pode ser usado para ilustrar como a escolha da estratégia de prova pode afetar a performance de um provador de teoremas. Como uma ferramenta exploratória, um provador de teoremas multi-estratégia pode ser usado para testar novas estratégias e compará-las com outras existentes. E podemos pensar também em um provador de teoremas multi-estratégia adaptativo que modifique a estratégia usada de acordo com as características do problema apresentado ao provador. O KEMS foi implementado durante o doutorado de Adolfo Neto, que foi orientado por Marcelo Finger. Nesta palestra discutiremos as contribuições do KEMS na área de Lógica para Computação. Falaremos também um pouco sobre a implementação do KEMS, que foi feita em Java e AspectJ (uma linguagem orientada a aspectos), usando algumas técnicas usadas em métodos ágeis de desenvolvimento de software.

Mini-CV: Adolfo Neto é Doutor em Ciências da Computação pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atualmente é professor do Departamento de Informática (DAINF) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Curitiba. Foi professor da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), do Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo (CEFET-SP), da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS), do Centro Federal de Educação Tecnológica de Alagoas (CEFET-AL) e da Universidade Federal de Alagoas. Foi analista desenvolvedor de sistemas na Inmetrics, uma empresa de soluções em serviços de APM.

Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Lógica Aplicada à Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de prova baseados em tablôs, prova automática de teoremas, e lógicas paraconsistentes. Tem, também, interesse em métodos ágeis para o desenvolvimento de software.

06/04/2009 (segunda-feira) - 14:00 - "Classificação Automática de Gêneros Musicais" - Prof. Celso Kaestner

Local: Sala de vídeo conferência.

Resumo: O tema a ser apresentado é a classificação automática de gêneros musicais a partir de arquivos em formato digital (MP3 ou similar). Inicialmente os arquivos são tratados por procedimentos de extração, que geram vetores de características. Estes vetores são então submetidos a algoritmos de aprendizagem de máquina, seguindo o paradigma supervisionado para problemas de classificação. No projeto empregou-se uma abordagem baseada na cooperação de diversos classificadores, seguindo a decomposição do problema nas dimensões "espacial" e "temporal". São empregados diversos classificadores: naïve-Bayes, árvores de decisão, SVM, redes neurais e k-NN. Foram também realizados experimentos de seleção de atributos, com o uso de um procedimento baseado em algoritmos genéticos. Todos os experimentos empregaram uma nova base de dados, a "Latin Music Database", composta por 3.160 músicas de 10 gêneros musicais.

  • Clique aqui para ler um artigo relacionado a esta palestra.

Sugestões para Futuras Palestras

  • Myriam Delgado
  • Ricardo Lüders
Ferramentas pessoais