Montagem e Configuração do ABaCo

De Wiki DAINF

Antes de se começar com os exemplos é de grande importância estar com todos os componentes do projeto ABaCo prontos. Todos os componentes já foram citados anteriormente, entretanto a parte teórica que não foi abordada anteriormente será explicada em cada exemplo.

  1. Arduino (Software) Uma vez com o sistema operacional GNU/Linux instalado, o software que manipulará o Arduino pode ser instalado. Baixe o software Arduino do site oficial http://www.arduino.cc na seção Download e escolha a arquitetura Linux(32bits) que é a usada nesse manual. Extraia o pacote e então abra a pasta que foi gerada através do terminal (Shell) e execute o executável arduino. Os detalhes são mostrados no apêndice A.
  2. É recomendável que a fonte de tensão, quando for usada, esteja ligada em um filtro de linha ou que a saida da fonte para o circuito sempre esteja acompanhada de um fusível de baixa corrente para que se tenha maior segurança na manipulação do circuito.
  3. QUCS A instalação do QUCS pode ser feita na maioria das vezes por gerenciadores de pacotes, consulte no gerenciador de pacotes da sua distribuição como o QUCS é referenciado e o instale. No apêndice A o QUCS é instalado em duas distrbuições diferentes. Para mudar a linguagem siga para File > Application Settings e escolha Portuguese, entretanto nem todo o programa ficará em português.
  4. gEDA A instalação do gEDA segue em algumas distribuições GNU/Linux o mesmo estilo de instalação do pacote QUCS, ou seja, por gerenciador de pacotes, entretanto em algumas distribuições esse pacote pode não existir nos espelhos de pacote e neste caso deve-se usar o método da compilação do pacote baixando os códigos fonte do site oficial do projeto em http://www.gpleda.org/. Na página de download do projeto gEDA tem quais distribuições já possuem nos espelhos o pacote. Para detalhes consulte o apêndice A.

Realizado esses passos a montagem e configuração do ABaCo está quase completa, ficando então para o restante os componentes eletrônicos e o protoboard que não precisam ser montados e nem configurados. A explicação destes últimos se dará com o desenvolver dos exemplos junto com a do funcionamento do Arduino.

Ferramentas pessoais