Software
SOFTWARE
GERENCIAMENTO DE CARGAS
O software será implementado em linguagem Java, utilizando os recursos de interface gráfica desta linguagem.
O banco de dados será o MySQL, pois entendemos ser o banco de dados com maior interação com a linguagem Java. A alocação para o usuário será local – desktop – em um primeiro momento, pois julgamos ser prematuro pensar em um sistema alocado em um servidor.
A filosofia de utilização do sistema RFID é a nossa principal motivação, porém, podemos abrir mão da presença de um kit de desenvolvimento (aqui fazemos referencia a um hardware para testes) em favor de um simulador, visto que nosso objetivo é o conjunto de dados fornecidos por produtos identificados. O simulador irá gerar, apenas, um vetor com dados que representaram a identificação de cada produto.
Vamos tratar informações vitais para o gerenciamento da consolidação de uma carga. São duas situações distintas: o algoritmo geral e o algoritmo para a otimização do espaço. O algoritmo geral dará corpo ao software: interface ao usuário, manipulação de dados (tais como: tipo de produto, data de validade, destinatário/rota, custos.), cadastramento de informações, o simulador etc. Também será capaz de tomar decisões seguindo as informações fornecidas, tais como, qual o veículo mais apropriado para o transporte, favorecendo o menor custo. O algoritmo de otimização será chamado pelo algoritmo geral, quando esse precisar determinar a consolidação da carga.
O algoritmo de otimização irá determinar a melhor forma de alocação dos produtos para transporte, delimitado pela capacidade máxima do veículo. As variáveis essenciais serão as dimensões da embalagem do produto e sua massa. Algumas observações são importantes: A disposição deverá respeitar a posição de transporte do produto. Duas embalagens de produtos podem ter as mesmas dimensões, mas terão de ser transportados em posições diferentes.
O empilhamento máximo. O algoritmo será capaz de verificar a possibilidade de empilhamento respeitando dimensões e massa.