Apêndice A
Instalação do arduino no GNU/Linux (Terminal)
Após baixar o pacote do ambiente Arduino descompacte-o em uma pasta dedicada a códigos-fontes para uma melhor organização. O pacote usado nesse manual é o arduino-0013-linux2.tgz. Para a instalação os seguintes passos foram seguidos:
- $ tar xvf arduino-0013-linux2.tgz
- $ cd arduino-0013
- # chmod 666 /dev/ttyUSB0
No passo 1 o pacote foi extraído e o no passo 2 foi acessado o diretório que contém o executável do arduino. O passo 3 é necessário para que seu usuário comum tenha acesso ao arduino através da porta USB, caso você não faça esse passo não será possível estabelecer no arduíno qual porta usar para se comunicar. O cifrão($) detona usuário comum e a cerquilha(#) usuário root. Se o arduino estiver desconectado ou a porta não for a /dev/ttyUSB0 o seguinte erro será mostrado:
chmod: impossível acessar /dev/ttyUSB0: Arquivo ou diretório não encontrado
Caso isso ocorra e o Arduino esteja plugado, abra o programa arduino como root:
- $ su
- # ./arduino
E busque pela porta adequada no menu como indica a imagem abaixo, após isso seu arduino deve estar configurado. Para maiores problemas consulte a busca na internet.
Observação: Não insira os caracteres $ ou # no terminal, eles apenas denotam o nível de usuário a ser utilizado para realizar o comando, no caso $ denota usuário comum e # usuário root.
Instalação do software QUCS no ambiente GNU/Linux
A instalação se dará por meio de gerenciador de pacotes afim de resolver as dependências. No caso 1 a instalação é feita no debian com o gerenciador apt, no caso dois no ArchLinux com o gerenciador pacman e no caso 3 no fedora com o gerenciador yum.
- apt-get install qucs
- pacman -S qucs
- yum install qucs
Instalação do gEDA no ambiente GNU/Linux
Para o ArchLinux o pacote deve ser obtido do AUR, entretanto fedora e debian possuem o pacote nos espelhos e a instalação é de acordo com a explicada no site do projeto gEDA na parte de downloads http://www.gpleda.org/download.html.