DACOSTALONDEROMARÇAL2008Relatório

De Wiki DAINF
Edição feita às 10h17min de 20 de abril de 2011 por Merkle (disc | contribs)
(dif) ← Versão anterior | ver versão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
CAMPUS CURITIBA
CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO


RICARDO FANTIN DA COSTA
MARLON SUBTIL MARÇAL
DJONANTAM LONDERO


RECONHECIMENTO AUTOMÁTICO DE EXPRESSÕES FACIAIS


MONOGRAFIA – OFICINA DE INTEGRAÇÃO I


CURITIBA
2008
RICARDO FANTIN DA COSTA
MARLON SUBTIL MARÇAL
DJONANTAM LONDERO


RECONHECIMENTO AUTOMÁTICO DE EXPRESSÕES FACIAIS


Monografia apresentada à disciplina Oficina de Integração I do Curso de Engenharia de Computação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná como requisito parcial para obtenção de nota.


Orientador: Professor Gustavo Alberto Gimenéz Lugo


CURITIBA
2008
TERMO DE APROVAÇÃO
Projeto
Reconhecimento Automático de Expressões Faciais
por
Ricardo Fantin da Costa
Marlon Subtil Marçal
Djonantam Londero


Esta monografia foi apresentada às_____________________________ do dia 29 de outubro de 2008 como requisito parcial para obtenção de nota, Disciplina Oficina de Integração I, Curso de Engenharia de Computação, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. A equipe foi avaliada pelos professores abaixo assinados. Após deliberação, a Banca Examinadora considerou o trabalho________________________ ________________.

(aprovado, aprovado com restrições, ou reprovado)


________________________________ ________________________ Professor Arandi Ginane Bezerra Junior Professor Luiz Ernesto Merkle (UTFPR) (UTFPR)


_________________________________

Professor Gustavo Alberto Gimenéz Lugo

(UTFPR)
Orientador


_________________________________


CONCEITO FINAL:___________

RESUMO

DA COSTA, Ricardo Fantin; MARÇAL, Marlon Subtil; LONDERO, Djonantam. Reconhecimento automático de expressões faciais. 2008. Cc p. Monografia (Oficina de Integração I) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2008.


Esta pesquisa apresenta uma abordagem teórico-conceitual da questão do reconhecimento automático de expressões faciais, com foco na implementação de um software capaz de realizar a classificação de expressões faciais básicas. Discute os conceitos de reconhecimento de objetos e suas possíveis aplicações, bem como sua relação com o reconhecimento de expressões faciais e com o tratamento de imagens necessário. Apresenta conceitos de aquisição de imagem, pré-processamento, extração de características, classificação e pós-processamento. Discute os obstáculos ao reconhecimento efetivo em condições de ambiente normais e abordagens afim de superá-los, com base na documentação pertinente ao tema. Baseado numa extensa livraria, com código fonte aberto, sobre tópicos de visão computacional, o estudo verificou, por meio da adaptação de algoritmos, como ocorre o reconhecimento de objetos por meio do treinamento a partir de banco de imagens. Traz como resultado do estudo um panorama das possibilidades do reconhecimento de expressões faciais no incipiente ramo da visão computacional.


Palavras-chave:Reconhecimento. Expressão Facial. Automático. Reconhecimento Automático de Expressões Faciais.

ABSTRACT

Ferramentas pessoais