Rascunhos sobre geração de números aleatórios

De Wiki DAINF
Edição feita às 20h52min de 11 de outubro de 2010 por Ana (disc | contribs)
(dif) ← Versão anterior | ver versão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

Tabela de conteúdo

Aline

Ana

Verdadeiros números aleatórios podem ser gerados somente por dispositivos eletrônicos mas como os modelos de simulação são executados em computadores, isso torna-se inviável por ser lento para esse propósito. Outra desvantagem é que as etapas de depuração, verificação e validação dos modelos de simulação, às vezes, exigem que as sequências possam ser repetidas e como os dispositivos eletrônicos são regidos pela lei do acaso, torna-se impossível duplicá-las. A saída para esse impasse é gerar os números aleatórios baseando-se em operações aritméticas, conhecidos como pseudo-aleatórios.

O método de Monte Carlo usa números aleatórios para tomar decisões ao longo da simulação. Para simular as funções de distribuição de probabilidade específica de cada tipo de decisão é necessário que esses números sejam distribuídos de forma não uniforme.

Uma vez conhecido um algoritmo que desenvolva uma série de números aleatórios de forma uniforme, é possível transformá-los em não uniformes, pois a função f necessária para esta transformação é a inversa da função de distribuição não uniforme, g. Isto é, f=g-1.


Referência(s):

TAHA, Hamdy A. Operations research: an introduction . 6.ed. Upper Saddle River: Prentice Hall, c1997.

Luis

Rebeca

Ferramentas pessoais