Edital 001/2010 - CPCP - CT

De Wiki DAINF
Edição feita às 12h13min de 25 de janeiro de 2010 por Adolfo (disc | contribs)
(dif) ← Versão anterior | ver versão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

Atenção: informações não-oficiais. As informações oficiais estão em: http://www.utfpr.edu.br/proplad/index.php?ref=derhuconcursoprofessor&ref_pl=interna&id=648

Tabela de conteúdo

Informações Gerais

  • Cargo: Professor de Magistério Superior
  • Classe: Adjunto
  • Área: Ciência da Computação
  • Sub-área: Engenharia de Software
  • Vagas: 01 (uma vaga)
  • Carga Horária: DE (Dedicação Exclusiva)
    • Obs.: O regime de trabalho de dedicação exclusiva impede o exercício de outra atividade remunerada, pública ou privada.
  • Requisitos: Graduado na área de Computação ou na área Elétrica, todos com doutorado na área de Computação ou em áreas afins.
  • Taxa de inscrição: R$ 168,00 (há a possibilidade de isenção da taxa de inscrição conforme item 2.6 do edital)
  • Remuneração bruta inicial: R$ 6.722,85

Datas

  • Inscrições: 17/01/2010 a 07/02/2010
  • Prova escrita:22 de fevereiro de 2010,
  • A prova de Desempenho Didático será realizada em data e hora a serem divulgadas juntamente com o resultado da Prova Escrita e o tema será sorteado com 24 horas de antecedência, sendo único para todos os candidatos, obedecendo-se o critério da ordem alfabética.

Inscrições

Programa

1. Processo de Desenvolvimento e Ciclo de Vida de Software: Modelo em Cascata, Modelo por Prototipação, Modelo em Espiral, Modelo em V, Processo Unificado, MDA, Processos Ágeis, Modelo Axiomático. 2. Engenharia de Requisitos: Estudo de Viabilidade. Categorias de Requisitos: requisitos do usuário, requisitos do sistema, requisitos funcionais e requisitos não-funcionais. Levantamento de Requisitos. Análise de Requisitos. Especificação de Requisitos. Gerenciamento de Requisitos. Rastreamento. Verificação e Validação. Documentação dos Requisitos. 3. Especificação de Sistemas de Software utilizando Paradigmas de Análise e Projeto de Sistemas: Abordagens de Desenvolvimento Orientadas a Objeto. Unified Modeling Language (UML). Padrões. Frameworks. Componentes. Modelagem Ágil. 4. Desenho e Avaliação de Interface Homem-Máquina: Princípios. Projeto Visual. Tempo e Feedback. Modalidades. Internacionalização. Métodos de Projeto. Teste e Avaliação de Usabilidade com Usuários. 5. Métricas de Software: Medidas Diretas. Medidas Indiretas. Métricas Orientadas ao Tamanho. Métricas Orientadas à Função. Análise de Pontos de Função. 3. Qualidade de Software: Modelos e Controle de Qualidade de Produto e do Processo. Norma ISO/IEC 12207. Norma ISO/IEC 15504 SPICE (Software Process Improvement and Capability dEtermination). Capability Maturity Model Integration for Development (CMMI-DEV). Melhoria de Processo do Software Brasileiro (MPS.BR). 4. Desenvolvimento Global de Software: Engenharia de Requisitos para Projetos de Software Distribuídos. Comunicação, Coordenação, Colaboração e Gerenciamento do Conhecimento para Engenharia de Software Distribuída. Análise e Projeto em Projetos de Software Distribuídos. Gerenciamento da Diversidade em Equipes e Projetos de Software Globais. 5. Engenharia de Testes: Testes durante o ciclo de vida de software. Plano de Testes. Projeto de Testes. Implementação de Testes. Execução de Testes. Gerenciamento de Testes. Ferramentas de Suporte a Testes. Documentação de Testes. 6. Implantação de Software: Liberação. Instalação e Ativação. Desativação. Adaptação. Atualização. Métodos Automáticos de Atualização. Rastreamento de Versões. Desinstalação. Obsolescência. 7. Manutenção de Software: Métricas e Qualidade para a Manutenção. Engenharia Reversa. Reengenharia e Migração de Sistemas. Gestão da Manutenção (gestão de riscos, gestão de configuração, planejamento e estimativas). Testes de Sistemas Legados.


Bibliografia Sugerida

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados para a elaboração de questões.

Sommerville, Ian. Engenharia de Software. Addison Wesley, 2003.

Pressman, R. S. Engenharia de Software. Sexta edição, McGraw-Hill, 2006.

Booch, G.; Rumbaugh, J.; Jacobson, I. The Unified Software Development Process. Addison Wesley Longman, 1999.

Leffingwell, D; Widrig, D. Managing Software Requirements: A Use Case Approach. Addison- Wesley, 2003

Booch, G.; Rumbaugh, J.; Jacobson, I. UML: Guia do Usuário. Editora Elsevier, segunda edição, 2005.

Ambler, S. W. Modelagem Ágil. Bookman, 2004

Preece, J.; Rogers, Y.; Sharp, H. Design de Interação. Bookman, 2005.

Vazquez, C. E.; Simões, G. S.; Albert, R. M. Análise de Pontos de Função. Editora Érica, 2003.

Rocha, A. R. C.; Maldonado, J. C.; Weber, K. C; Qualidade de Software. Prentice Hall, 2001.

Sangwan, R.; Bass, M.; Mullick, N.; Paulish, D. J.; Kazmeier, J. Global Software Development Handbook. Auerbach, 2006.

Delamaro, M. E.; Maldonado, J. C.; Jino, M. Introdução ao Teste de Software. Editora Elsevier, 2007.

Rios, E.; Moreira, T. Teste de Software. Segunda edição, Alta Books, 2006.

Menken, I.; Blokdijk, G. Release and Deployment of Production-Ready Software: Software Configuration Management Implement, Control, Manage and Integrate Best Practices Handbook - Ready to use bringing Theory into Action. Emereo Pty Ltd, 2008.

Grubb, P.; Takang, Armstrong A. Software Maintenance: Concepts and Practice. World Scientific Publishing Company, 2003.

Ferramentas pessoais