Null

De Wiki DAINF
Edição feita às 20h24min de 15 de novembro de 2009 por Merkle (disc | contribs)
(dif) ← Versão anterior | ver versão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

Tabela de conteúdo

Equipe Null de Oficina de Integração I

Esta página é dedicada equipe Null de Oficina de Integração I e tem por objetivo suprir todas as informações sobre o projeto de nossa equipe. O conteudo desta pagina está sujeito a constantes alterações.

  • Alunos:

-Tárik Ekermann Pinto

-Yuri Antin Wergrzn

-Alexandre Jacques Marin

Idéias Principais

A idéia inicial como projeto para oficina de integração era o desenvolvimento de um software educativo livre para incentivar principalmente alunos do ensino fundamental de escolas públicas a economizar energia elétrica. Faríamos isto mostrando problemas e conseqüências ambientais causados pelo desperdício de energia elétrica e também mostrando o custo ambiental da produção de energia, esperando que isto acendesse uma inspiração nos alunos, um sentimento da necessidade de ajudar.

Após discussão com a equipe, decidimos fazer algumas alterações no projeto. Primeiramente, dividimos o projeto em dois produtos finais: Um vídeo e um software. O vídeo incluirá a problematização ambiental e o software será um jogo educativo sobre economia de energia e desenvolvimento sustentável.

Decidimos por esta mudança pois acreditamos que um vídeo com áudio e imagens chamará mais a atenção dos alunos, além de ser menos entediante do que um software com imagens e sem áudio, levando também em conta nosso conhecimento limitado de programação.

Objetivos Principais

Nossa equipe tem como objetivo principal conscientizar a população (tanto as crianças de ensino fundamental e médio quanto os adultos) do desperdício de energia e da situação do planeta - visto que boa parte da população brasileira possui um nível de escolaridade insatisfatório.- Isso ocorrerá por meio de pesquisas e utilização do conhecimento que já obtivemos, e, através disto, tentaremos colaborar com a preservação do nosso planeta, rumo ao desenvolvimento sustentável. Além do objetivo principal, espera-se que nosso vídeo e o software possam servir como acessórios auxiliares em uma aula sobre conservação de energia. Queremos também analisar o uso da informática no processo educacional.

Objetivo Geral

Verificar a efetividade do uso da informática na educação, o que será realizado com pesquisas na área, principalmente pesquisando sobre projetos já realizados na área e descobrindo o que deu ou não certo. Após esse trabalho de pesquisa, desenvolver o projeto em si, já sabendo qual o melhor caminho a seguir.

Problematização Ambiental

Os problemas ambientais são a origem das maiores motivações para a realização de nosso projeto. Sabemos que nosso planeta está sofrendo e que, se nada for feito, o aquecimento global, entre outros problemas causados pela humanidade, acabará por destruir o meio ambiente como conhecemos hoje.

Esta parte de nosso projeto estará, em sua maioria, no vídeo inicial. Como um vídeo só sobre problemas causados por desperdiço de energia elétrica seria muito limitado, até mesmo repetitivo, decidimos por realizar uma visão mais ampla dos problemas ambientais e, no final do vídeo, voltar a atenção a energia elétrica, que está mais próxima do alcance e atuação de alunos do ensino fundamental.

Abaixo, discutimos alguns itens e problemas ambientais que poderão ser incluídos em nosso vídeo inicial.

→ Aquecimento global:

  • Combustíveis fósseis: Uma breve discussão sobre como e porque combustíveis fósseis são tão problemáticos à natureza.
  • Industrias: Como as industrias danificam a natureza, Capitalismo e o meio ambiente.
  • Conseqüências: O que está acontecendo com o planeta por causa do aquecimento global?
  • Relação com consumo de energia elétrica: Qual a relação de tudo isso com o gasto de energia e como estes problemas podem afetar o sistema de energia elétrica.

→ Situação do planeta: Como a Terra está reagindo?

E, enfim,

→ O que podemos fazer?

  • O que está ao nosso alcance (dos alunos de ensino fundamental)?
  • Como promover a preservação do meio ambiente a sua comunidade?

Todos estes tópicos serão discutidos em uma linguagem simples, casual, para que os alunos possam entender e se identificar com o assunto. Não iremos estender a discussão muito a fundo para não tornar o vídeo muito cansativo e complicado para alunos de ensino fundamental.

→ Como cada tópico será abordado? (Já em nível de ensino fundamental)

  • Aquecimento global:

1) O que é?

O aquecimento global é o aumento da temperatura média do planeta. Vários cientistas ao redor do mundo registraram e continuam registrando temperaturas máximas maiores a cada ano que passa. Tirando a média de todas estas temperaturas, os cientistas perceberam que ela vem aumentando a cada ano.

2) Porque a temperatura está aumentando?

Com o desenvolvimento industrial e tecnológico, iniciado na revolução industrial, houve um aumento na emissão de gases poluentes. Vários tipos de gases, ou popularmente “Fumaça”, quando lançados na atmosfera, funcionam como uma estufa para o planeta, retendo o calor e aumentando a temperatura do planeta anualmente.

O maior problema são os combustíveis fósseis. Combustíveis fósseis, como a gasolina, são combustíveis de origem fóssil, ou seja, são restos animais e vegetais “enterrados” muito abaixo da superfície da terra, lá se transformando em petróleo.

O problema de utilizar estes combustíveis é que eles têm grande quantidade de carbono, que será liberado na atmosfera quando queimado, sendo um dos principais constituintes da fumaça comum que conhecemos.

Infelizmente, 86,5% de toda a energia que geramos vêm de combustíveis fósseis.

3) O que o aumento da temperatura acarreta?

Vários animais e plantas dependem de temperaturas especificas para sobreviver ou reproduzirem-se. Certas plantas e animais podem morrer em temperaturas pouco mais altas do que o normal anual. O aquecimento global também está diminuindo a quantidade de chuvas ao redor do planeta, o que também afeta a vida pois todos os animais e plantas dependem de água para a sobrevivência. Se as florestas e os animais morrem, há um desequilíbrio ambiental, ou seja, animais que dependem das florestas ou animais que estão morrendo também morrerão. Isto pode transformar florestas em desertos, como está acontecendo com a Amazônia. O aquecimento global também está afetando a produção agrícola, e este efeito pode ser percebido no preço das frutas e legumes nos mercados.

→ Situação atual do planeta: (Em desenvolvimento)

Nos últimos 100 anos a temperatura do planeta aumentou em média 1ºC. Pode parecer pouco, mas isto vem destruindo vários cenários naturais da terra, que são muito sensíveis a mudanças na temperatura.

Mas isso não e tudo. Devido a cada vez maior emissão de gases poluentes, cientistas estão prevendo que a temperatura pode aumentar até 6.4ºC nos próximos 100 anos. Os Estados Unidos da América (EUA) com a China, sozinhos, são responsáveis pela emissão de mais de 13,000 mega toneladas de gás carbônico. Um carro comum levaria mais de um bilhão de anos para produzir a quantidade de gás carbônico que os estados unidos produzem em um ano.

Devido a este aquecimento global, fenômenos climáticos intensos e inesperados estão acontecendo (Como o ciclone catarina, que atingiu as praias do sul do Brasil) ou a grande seca que atingiu o Paraná em 2006. Estes problemas só tendem a aumentar se não começarmos a agir.

  • O que podemos fazer e como contribuir?

Vendo todos estes problemas e a situação ambiental do planeta nos últimos anos, sabemos que já é hora de começar a agir. Mas como vamos fazer algo que possa ajudar em um planeta tão grande? Isto é possível!

A produção de energia elétrica é uma grande contribuidora para emissões de gases poluentes e problemas ambientais. Tanto termoelétricas (que utilizam combustíveis fósseis para produzir energia) como hidroelétricas (como a Itaipu) causam sérios problemas ambientais. Com o aumento do consumo de energia elétrica nos últimos anos, mais e mais termoelétricas e/ou hidroelétricas são necessárias para manter o suprimento de energia nas casas e industrias ao redor do mundo.

Porém, uma percentagem desta energia, tanto em fabricas como em residências, é desperdiçada. Luzes acesas durante dias com sol, lâmpadas não econômicas, aparelhos eletrônicos velhos que desperdiçam energia em forma de calor, entre outros. Cada minuto de energia desperdiçada tem um custo ambiental para ser produzida e tem conseqüências em longo prazo. Por isso, economizar energia é uma forma de contribuir para a preservação de nosso planeta.

Trocar lâmpadas incandescentes por Fluorescentes, apagar luzes durante dias com iluminação solar, desligar aparelhos eletrônicos que não estão sendo utilizados, não deixar a geladeira aberta por muito tempo, entre outras ações, pode reduzir os gastos de energia elétrica, e, além de diminuir o custo mensal, contribui para o meio ambiente.

Todos os tópicos mencionados poderão exemplificados e contextualizados através de imagens.

→ Fontes Alternativas:

Também está em discussão pela nossa equipe a possibilidade de incentivar a busca e uso de fontes alternativas de energia (Solar, eólica, etc.) como uma maneira de contribuir para a preservação do planeta, reduzindo a sobrecarga das hidroelétricas e termoelétricas.

Justificativa

Com esse trabalho, pretende-se auxiliar no processo de aprendizado, através do uso da informática em paralelo a educação, tornando possível adquirir conhecimento de forma mais rápida e efetiva. Esse tema é muito recorrente na atualidade, e já existem alguns órgãos que começaram projetos desse tipo há mais de 10 anos atrás, como é o caso do Ministério da Educação com o Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo):

“O Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo) é um programa educacional criado pela Portaria nº 522, de 9 de abril de 1997, pelo Ministério da Educação, para promover o uso pedagógico da informática na rede pública de ensino fundamental e médio.”

“O ProInfo é desenvolvido pela Secretaria de Educação a Distância (SEED), por meio do Departamento de Infra-Estrutura Tecnológica (DITEC), em parceria com as Secretarias de Educação Estaduais e Municipais.”

“O programa funciona de forma descentralizada, sendo que em cada Unidade da Federação existe uma Coordenação Estadual do ProInfo, cuja atribuição principal é a de introduzir o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas da rede pública, além de articular as atividades desenvolvidas sob sua jurisdição, em especial as ações dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs).”

E também da UNICAMP, através do Nied:

“O Núcleo de Informática Aplicada à Educação - Nied, foi criado pela Portaria GR 139 de 17 de maio de 1983, junto à Reitoria da Universidade Estadual de Campinas e institucionalizado através da Deliberação do Conselho Universitário de 27 de novembro de 1991. Atualmente, o NIED representa uma unidade especial de pesquisa, vinculada diretamente à Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa - COCEN.“

“O Nied é constituído por uma Coordenadoria, um Conselho Científico e um Conselho Consultivo. A Coordenadoria, órgão executivo superior, é formada pelo coordenador e um coordenador associado. O Conselho Científico tem como função definir e exercer, juntamente com a Coordenadoria, a direção do Nied. Este conselho é formado pelo coordenador, coordenador associado, docentes e pesquisadores vinculados ao Nied, além de um representante de seus técnicos administrativos. O Conselho Consultivo, por sua vez, assessora técnica e cientificamente as pesquisas e trabalhos realizados pelo Nied. Este conselho é constituído por representantes de instituições e órgãos que trabalham na área de Informática Aplicada à Educação.“

“Por se tratar de um órgão de pesquisa, o Nied não tem funções acadêmicas como uma faculdade ou instituto da Universidade. Esta peculiaridade faz do Nied um ambiente no qual docentes, pesquisadores e alunos se encontram para a realização de um trabalho comum, colaborativo. Desta forma, cada participante do grupo com sua especialidade, contribui para a pesquisa; o assessoramento técnico, pedagógico e científico; bem como para o desenvolvimento de produtos de caráter interdisciplinar, como a Informática Aplicada à Educação exige.”

Tendo em vista tais projetos, pode-se perceber que nosso projeto não é nem um pouco imaginário ou utópico, é algo possível e que pode trazer resultados um tanto quanto surpreendentes.

Referências de Pesquisa

  • Nied Unicamp:

http://www.nied.unicamp.br/

  • Ministério da Educação:

http://portal.mec.gov.br/seed/index.php?option=content&task=view&id=136&Itemid=273

  • Wikipédia (Inglês):

http://en.wikipedia.org/wiki/Energy_consumption

http://en.wikipedia.org/wiki/Global_warming

Ferramentas pessoais