Introdução

De Wiki DAINF
Edição feita às 11h41min de 1 de outubro de 2010 por Merkle (disc | contribs)
(dif) ← Versão anterior | ver versão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

Um dos entraves enfrentados pelos professores e estudantes das áreas de Engenharia que têm como disciplina eletricidade, é o ensino e entendimento, este por parte dos alunos, de circuitos elétricos. Como cita [1] há uma dificuldade na construção da ponte que liga o embasamento teórico, este adquirido desde as disciplinas básicas tais como física e matemática, e as disciplinas que envolvem a prática em laboratório, o que faz com que o aproveitamento esperado seja prejudicado.

O foco deste projeto é a criação de um arcabouço para auxiliar no entendimento do aluno para com as aulas de laboratório mesclado as artes envolvendo processing e a familiarização com circuitos elétricos. Um ponto-chave do projeto é a importância da filosofia livre como sua constituinte fundamental.

O diagrama abaixo ilustra de forma ampla as ferramentas livres mais utilizadas para se trabalhar com eletrônica, entretanto o projeto focará apenas em algumas de modo a não estender o conteúdo do manual, deixando as outras como forma de auxílio no caso de uma necessidade.

Toolchain.png

[1]


1 INTRODUÇÃO


A capacidade de consumo das pessoas está cada vez maior. Uma economia estável possibilita o aumento do poder de compra da população, aquecendo o mercado consumidor. A demanda de produtos tem incentivado as indústrias a procurar meios ágeis de transporte de forma a atender seus compromissos. No Brasil o meio de transporte terrestre mais utilizado para transporte de cargas é o sistema rodoviário. As empresas de logísticas têm buscado cada vez mais um melhor plano logístico para atender com coesão a demanda de entregas. Um dos fatores que são determinantes para isso é o melhor aproveitamento da capacidade de transporte do veículo para um devido destino ou uma devida rota de destinos. Um sistema muito utilizado nas empresas de logística para a identificação dos produtos estocados ou parados em um determinado terminal de carga é o RFID – Identificação por Radiofrequência. Isso permite, por exemplo, um acompanhamento on-line de informações dos produtos com o auxilio de um banco de dados. Um desafio para as empresas de logística é o melhor gerenciamento das informações obtidas da associação da identificação através do RFID e o banco de dados a fim de aperfeiçoar o processo de consolidação de cargas.


1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA

Desenvolver um software para gerenciar o processo de consolidação de cargas de uma determinada empresa de logística.


1.2 OBJETIVO

Desenvolver um software capaz de sincronizar um banco de dados com os identificadores RFID e assim obter um conjunto de informações capazes de aperfeiçoar o processo de formação de cargas. O principal desafio será determinar um algoritmo capaz de otimizar o aproveitamento do espaço de transporte para que se possa utilizar o veículo em sua capacidade plena.


1.3 JUSTIFICATIVA

Existem, no mercado, diversas plataformas que utilizam o sistema RFID como simples sensores, que apenas identificam a passagem, ou a presença, de um determinado produto em um ambiente. No entanto, o conjunto de dados obtidos pela identificação RFID sincronizado a um banco de dados permite, de forma inteligente, otimizar o processo de consolidação de cargas. Iremos tratar de maneira mais sólida uma variável: o volume, ou seja, as dimensões da embalagem do produto a ser transportado.


1.4 MOTIVAÇÃO

Apesar de ter sido descoberta em 1937, a tecnologia RFID não é utilizada em larga escala com os recursos que ela dispõe. Quando juntamos o tratamento de dados através de um software com um sistema desses, teremos uma ferramenta muito poderosa para diversas áreas do mercado, como, por exemplo, as empresas de logística.

Ferramentas pessoais